topo.gif

2. INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E SOCIEDADE

3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1- CORPO, ARTE E O BRINCAR

Estudos e pesquisas de caráter filosófico, literário e cultural acerca dos temas corpo, arte e o brincar, considerados dimensões essenciais da/para a experiência infantil, estreitamente vinculados à questão do sensível e das possibilidades estéticas na perspectiva da criação/invenção, bem como da experimentação dos sentidos do corpo.

2. INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E SOCIEDADE

Estudos de caráter, histórico, sociológico e do campo da saúde que incidem sobre as relações a que estão submetidas a criança e o adolescente nos espaços por elas ocupados na sociedade, considerando o processo histórico de constituição das concepções que implicam na sua condição de sujeitos sociais com vistas a garantia de seus direitos e cuidados integrais.

3. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

A linha reúne pesquisas e estudos que investigam os elementos do contexto escolar das creches, pré-escolas e Anos Iniciais tais como práticas educativas, currículo, socialização da criança e significação do brinquedo. Outra interface diz respeito ao estudo de algumas concepções epistemológicas que dão suporte às teorias que abordam a construção do conhecimento infantil.